Feugiat nulla facilisis at vero eros et curt accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril.
+ (123) 1800-453-1546

Blog

Home  /  Notícias   /  Como escolher uma clínica para congelar meus óvulos?

Como escolher uma clínica para congelar meus óvulos?

O congelamento – ou criopreservação – de óvulos é um tratamento de preservação da fertilidade que proporciona à mulher escolher qual o melhor momento para engravidar, independentemente da sua idade. Ou seja, aquelas que desejam ou precisam engravidar mais tardiamente podem fazê-lo com tranquilidade, pois ao serem congelados, são mantidas as qualidades dos óvulos.

O ideal é que os gametas femininos sejam congelados até os 35 anos, pois depois dessa idade a qualidade e a quantidade de óvulos começa a diminuir. Isso não significa que mulheres acima dos 35 anos não possam fazer o tratamento, mas elas devem ser alertadas sobre a redução de chances de sucesso de uma futura gestação.

Quando decide engravidar, os óvulos são descongelados e preparados para o tratamento de fertilização in vitro (FIV).

O congelamento de óvulos é indicado nas seguintes situações:

  • Mulheres acima de 30 anos que desejam engravidar mais tardiamente;
  • Mulheres com histórico de menopausa precoce na família ou com baixa reserva ovariana;
  • Mulheres com doenças que comprometam o aparelho reprodutivo, como a endometriose;
  • Mulheres que se submeterão a tratamento oncológico, como quimio ou radioterapia, ou para retirada de ovários e útero.

Como escolher uma clínica para congelar os óvulos

Apesar de parecer um procedimento simples, a criopreservação é um método considerado de alta complexidade, por isso, deve ser realizado por profissionais experientes neste tipo de tratamento.

A seguir, destacamos alguns pontos importantes aos quais a mulher deve estar atenta ao escolher o local para realizar o congelamento.

Corpo clínico

É fundamental que os profissionais que fazem parte da clínica possuam capacitação e experiência no congelamento de óvulos. O corpo clínico deve ser composto por profissionais de diferentes áreas, como ginecologistas, embriologistas, psicólogos, andrologistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, anestesistas, entre outros.

É importante também checar se os profissionais pertencem às sociedades especializadas, avaliar sua formação e os cursos de aperfeiçoamento que realizaram. Como a reprodução assistida é uma área que vem sendo muito pesquisada, manter-se atualizado para as técnicas mais modernas é fundamental.

Além disso, observe se os profissionais estão atentos para esclarecer todas as suas dúvidas. Tratamentos de reprodução assistida, como o congelamento de óvulos, trazem muitos questionamentos, e eles precisam ser respondidos para que a mulher se sinta segura em realizá-lo. Um profissional especializado pode, inclusive, dizer qual o melhor momento para a mulher realizar o procedimento e se ele é a melhor escolha.

Estrutura física

A estrutura física da clínica é outro ponto que deve ser avaliado ao escolher onde fazer o congelamento de óvulos. Além de um ambiente confortável e acolhedor, analise se ela possui laboratório próprio – se não, qual laboratório utiliza – e se ele conta com equipamentos adequados para realizar o procedimento. Contar com uma estrutura necessária para a criopreservação é fundamental em uma clínica de reprodução assistida.

Tecnologia

O investimento em tecnologia é primordial em uma clínica que realiza tratamentos de fertilidade, como o congelamento de óvulos. Graças aos avanços tecnológicos e da medicina, os procedimentos estão cada vez mais seguros e proporcionando os melhores resultados.

Atendimento humanizado e personalizado

A decisão pelo tratamento de congelamento de óvulos nem sempre é fácil para a mulher. Existem barreiras sociais que muitas vezes impedem que ela tome as decisões sobre seu próprio corpo. Assim, sentir-se acolhida em uma clínica que realiza o procedimento, tendo suas necessidades pessoais avaliadas de maneira individualiza, faz toda a diferença para o sucesso do procedimento

Busque indicações

Fale com pessoas que realizaram o tratamento na clínica e também com o seu ginecologista. Esclareça suas dúvidas, busque informações em redes sociais. Mulheres que já realizaram o tratamento na clínica podem fornecer informações não só sobre o procedimento em si, mas sobre o atendimento de um modo geral e quão boa ou não foi sua experiência.

Tratamentos oferecidos

Além do tratamento de criopreservação, informe-se também sobre outros procedimentos realizados pela clínica. É importante que o local ofereça, por exemplo, o tratamento de FIV, pois ele será necessário quando a mulher decidir engravidar.  

Outro fator que deve ser observado é se a clínica segue as regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Conselho Federal de Medicina (CFM).

O Cenafert é referência em reprodução assistida em Salvador e região. Contamos com uma equipe multidisciplinar formada por ginecologistas, especialistas em medicina reprodutiva, psicóloga, anestesista, andrologista, embriologistas, biomédicas, enfermeiras e toda equipe de atendimento e administrativa pronta para receber você.

Sem Comentários
Postar um Comentário
Nome
E-mail
Site