Feugiat nulla facilisis at vero eros et curt accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril.
+ (123) 1800-453-1546

Blog

Home  /  Notícias   /  Pioneiro da histeroscopia mundial, Carlo Tantini agora integra a equipe médica do Cenafert

Pioneiro da histeroscopia mundial, Carlo Tantini agora integra a equipe médica do Cenafert

O médico italiano Carlo Tantini – um dos pioneiros mundiais da vídeohisteroscopia e grande difusor da técnica no Brasil e no mundo através de inúmeros cursos ministrados ao longo dos últimos 20 anos – agora integra a equipe médica do Cenafert. O especialista, que é reconhecido internacionalmente, fixou residência em Salvador em 2012 e passou a atender na sede do Cenafert, em Ondina, onde o Serviço de Histeroscopia funciona com equipamentos de última geração.

A histeroscopia é um exame endoscópico que possibilita visualizar patologias intrauterinas, ajudando no diagnóstico de questões relacionadas à infertilidade, miomas, aderências, pólipos, espessamento do endométrio, abortamentos de repetição, sangramento uterino anormal, câncer do endométrio, dentre outras. A técnica também pode ser utilizada para fins terapêuticos (cirúrgicos), permitindo o tratamento/retirada de lesões benignas no útero.

Considerado um procedimento seguro, a histeroscopia é um método rápido, indolor, minimamente invasivo pois não requer cortes nem incisões, e uma das suas grandes vantagens é que pode ser feito em ambulatório, quase sempre sem o uso da anestesia, e sem precisar internação. A técnica reduz significativamente o risco de infecção hospitalar e requer um tempo de recuperação mínimo, possibilitando o rápido retorno da paciente às suas atividades normais. O procedimento é feito através da introdução de uma fibra ótica acoplada a uma microcâmera na cavidade uterina. A imagem é projetada em um monitor e o exame é todo filmado, permitindo a identificação de lesões no interior do útero.

Graduado em medicina com especialização em Ginecologia e Obstetrícia pela Università degli Studi di Firenze (Itália), o especialista atuou como pesquisador da Universidade de Florença por 20 anos, foi diretor da Unidade Operatória de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Cecina-Livorno e professor de Endoscopia Ginecológica da Universidade de Siena (Itália).

Sem Comentários
Postar um Comentário
Nome
E-mail
Site

Abrir chat
Preciso de ajuda?
Olá,
Posso te ajudar?