Feugiat nulla facilisis at vero eros et curt accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril.
+ (123) 1800-453-1546

Blog

Home  /  Notícias   /  Especialista fala sobre Mioma e Infertilidade em Congresso Baiano de Ginecologia

Especialista fala sobre Mioma e Infertilidade em Congresso Baiano de Ginecologia

Estima-se que cerca 50% das mulheres do mundo em idade reprodutivo – especialmente entre 30 e 48 anos de idade – são portadoras de um ou mais miomas uterinos. De caráter benigno, o mioma é um tumor sólido de tecido muscular que aparece no útero e nem sempre exige um tratamento, mas a depender da sua localização e do seu tamanho pode comprometer a fertilidade da mulher, impedindo a gestação ou, mais frequentemente, causando abortamento ou parto prematuro . *O ginecologista e especialista em Reprodução Humana, Joaquim Lopes, diretor do Cenafert, vai falar sobre o tema “Mioma e Infertilidade”, no próximo dia 25 de Outubro, durante o XIX Congresso Baiano de Ginecologia e Obstetrícia, que acontece no Hotel Pestana. O evento é promovido pela Sogiba – Associação de Obstetrícia e Ginecologia da Bahia

A maioria dos miomas não interferem na fertilidade, mas é comum encontrá-los em pacientes que não conseguem engravidar ou que têm abortamentos de repetição. Há três tipos de miomas. Os que diminuem a chance da mulher engravidar são os chamados “submucosos”, ou seja, que ocupam a cavidade interna do útero e também os “intramurais”, que ficam na parede do útero podendo até distorcê-la. “Quando o mioma instala-se na cavidade endometrial ou quando ele causa a compressão das trompas é possível que ele prejudique a fertilidade”, explica o especialista Joaquim Lopes. Já os miomas chamados “subserosos”, que crescem para fora do útero, geralmente não interferem na fertilidade.

Mulheres que têm casos de miomas na família, mulheres negras e as que nunca tiveram filhos têm bem mais chances de desenvolver miomas. Mulheres que usam anticoncepcional por longos períodos ou já engravidaram têm menos possibilidade de desenvolver o tumor. Muitos miomas são assintomáticos e muitas mulheres, às vezes, ficam sabendo que têm um ou mais miomas uterinos ao realizarem algum exame ginecológico de rotina.* “É importante o acompanhamento médico de rotina para identificar esses miomas precocemente já que alguns casos exigem um tratamento”, explica o médico. Quando a *mulher apresenta um sangramento menstrual intenso e prolongado, às vezes, até com coágulos (que pode até provocar anemia), cólicas abdominais, distensão abdominal com sensação de peso e dor durante as relações sexuais, é possível que ela seja portadora de um ou múltiplos miomas. A vontade frequente de urinar e a constipação intestinal, causadas pela compressão do tumor sobre a bexiga e sobre o reto, também são sintomas de mioma.

Aproximadamente 30% dos casos de mioma requerem algum tratamento, sendo considerado um dos principais fatores que causam as cirurgias de retirada do útero todo (histerectomias).* Geralmente, *são miomas aumentados com diâmetro com mais de 4 ou 5 cm. O tratamento indicado para miomas depende dos sintomas apresentados, do tamanho, da localização, da idade da paciente e se ela ainda pretende ter filhos. O tratamento pode ser medicamentoso através hormônios e anti-inflamatórios ou mesmo cirúrgico para a retirada apenas do mioma (miomectomia) ou do útero todo.

Sem Comentários
Postar um Comentário
Nome
E-mail
Site